IPVA | Pagamento integral em janeiro é alvo de reclamações até de políticos

Foto: SEFAZ/Divulgação

Da redação | O anúncio do Governo do Rio Grande do Sul sobre o calendário de pagamento do IPVA 2020 pegou a todos de surpresa nesta segunda-feira (04). Neste ano, houve mudanças na forma de pagamento. Basicamente, agora não tem mais parcelamento, não há mais descontos por antecipação e o imposto deverá ser quitado em uma única vez, no mês de janeiro.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Pelas redes sociais a reclamação é unânime. Todos os contribuintes se queixam da nova forma de pagamento imposta pelo Palácio Piratini. Nas ruas, não é diferente. O motorista de aplicativo, Paulo Freitas, não sabe como vai pagar o imposto. “Minha mulher é professora da rede estadual e recebe parcelado. Eu, tenho essa renda do aplicativo que não é fixa. Ela varia. Como vamos fazer com natal, ano novo? Temos duas filhas pequenas”, comenta.

Porém, engana-se quem pensa que a insatisfação é só dos contribuintes. No meio político, o calendário também foi recebido de forma negativa. No twitter, o deputado Gabriel Souza (MDB), criticou as mudanças. “Acho que vai aumentar a inadimplência e o tiro pode sair pela culatra.” Sérgio Turra, líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa, – um dos principais aliados de Eduardo Leite -, se manifestou contrario a forma de pagamento. Para ele, a privatização do Banrisul pode ser uma saída para que o contribuinte não tenha que ser prejudicado dessa forma. Já a deputada Juliana Brizola (PDT) afirmou que “novamente, a população pagadora de impostos sofre na pele a tal crise”.

Entenda as mudanças

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou na manhã desta segunda-feira (4) o calendário de pagamento do IPVA 2020. Uma das principais mudanças é a antecipação de abril para janeiro no prazo final da quitação do imposto.

Com essa mudança, o Piratini também tirou a possibilidade de parcelamentos e acabou com os descontos por antecipação. Seguem mantidos os descontos do Bom Motorista (até 15%) e do Bom Cidadão (até 5%) para quem cumprir todos os requisitos.

A estimativa do governo é aumentar em R$ 29,7 milhões a arrecadação em relação a 2019. 

Calendário de pagamento

Placas de final 1: 6 de janeiro de 2020

Placas de final 2: 8 de janeiro de 2020

Placas de final 3: 10 de janeiro de 2020

Placas de final 4: 14 de janeiro de 2020

Placas de final 5: 16 de janeiro de 2020

Placas de final 6: 20 de janeiro de 2020

Placas de final 7: 22 de janeiro de 2020

Placas de final 8: 24 de janeiro de 2020

Placas de final 9: 28 de janeiro de 2020

Placas de final 0: 30 de janeiro de 2020

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!