Foto: arquivo/ EBC

O serviço de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi encerrado na última sexta-feira (13) em todas as agências FGTAS/Sine do Rio Grande do Sul. Os trabalhadores que possuem agendamentos estão sendo contatados para anteciparem seus atendimentos.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Desde esta segunda-feira (16), os trabalhadores tem acesso somente à versão digital do documento. Carteiras físicas, excepcionalmente, serão encaminhadas para trabalhadores contratados por microempreendedores individuais até janeiro de 2020 e órgãos públicos e organizações internacionais até abril do mesmo ano, conforme prazo de obrigatoriedade do eSocial.

A Carteira de Trabalho digital é equivalente à versão física e está previamente emitida a todos os inscritos no CPF, sendo necessária apenas a habilitação. O acesso pode ser efetuado através de um computador ou celular com internet.

O documento pode ser acessado por meio do site do Governo Federal ou baixado, gratuitamente, pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store.

No momento da contratação, o trabalhador precisará informar somente o número do CPF. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações realizadas anteriormente no documento físico.