Prefeito e Caixa participam da assinatura de contratos de apartamentos no empreendimento Pistoia. Foto: Pablo Reis/ Divulgação

A Caixa Econômica Federal (CEF) formalizou nesta segunda-feira (16) a assinatura de contrato de 300 apartamentos no Residencial Pistoia I, no bairro Rio Branco, em Canoas. Ao todo, o acordo contemplou 157 famílias provenientes de áreas de invasão, 51 famílias cadastradas no banco de dados do Programa Minha Casa, Minha Vida de Canoas e 92 em situação de vulnerabilidade, que se cadastraram no programa de assistência Social da Prefeitura.

As 143 famílias cadastradas no banco de dados do Programa Minha Casa, Minha Vida e as inseridas no programa de assistência Social receberam as chaves no ato da assinatura. As 157 reassentadas assinaram o contrato e receberão as chaves a partir da mudança para o residencial, que deve iniciar nesta terça-feira (17) com auxílio da Prefeitura. Quatro caminhões estarão à disposição por dia, para realizar o mutirão de mudanças.

A execução do empreendimento iniciou no primeiro semestre de 2018 e os trâmites junto à Caixa foram acelerados para garantir agilidade na entrega de novas moradias às famílias que habitavam construções com problemas estruturais e de risco. Com o contrato em mãos, os contemplados já podem solicitar ligação de água e luz. As prestações das novas moradias variam de R$ 80 a R$ 270.

A diretora de Políticas Sociais de Habitação, Gislaine Silveira, avalia que “a mudança para as unidades habitacionais traz para as famílias de reassentamento um local digno para morar, totalmente novo, com documento de posse em nome deles”. A diretora informou, ainda, que serão ofertados cursos profissionalizantes para as famílias. “Serão oferecidos cursos de cabeleireiro, massoterapia, barbeiro e manicure, para que as famílias tenham oportunidade de renda.