Uma queda de energia elétrica afetou diversos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, dentre eles, Canoas, na tarde desta quarta-feira (15).

Além de Canoas, houve registro de falta de luz em Viamão, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Sapiranga, Alvorada, Esteio e Gravataí, na Região Metropolitana.

De acordo com o Jornal do Comércio, da Capital, tanto a CEEE quanto a RGE “estão buscando esclarecimentos com o Operador Nacional do Sistema (ONS), que responde pelo funcionamento da estrutura de transmissão do Brasil”.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

De acordo com nota da ONS, via assessoria de imprensa, houve o “desligamento emergencial de duas linhas do sistema de transmissão que atendem o estado, com a consequente atuação do Esquema de Controle de Emergência do Rio Grande do Sul. As cargas estão sendo restabelecidas gradativamente”.

A CEEE, em sua conta no Twitter, comunicou que uma instabilidade no sistema elétrico, fora da área de atuação da CEEE, afetou a transmissão de energia em diversos pontos do Estado, às 15h42 dessa quarta-feira. “A CEEE-GT (que entrega energia às distribuidoras) está concluindo a recomposição das suas subestações e apurando a abrangência”.

O apagão também afetou o serviço prestado pela Trensurb na região. De acordo com a empresa, via Twitter às 16h40, os trens operam em velocidade reduzida “devido à interrupção do fornecimento de energia da concessionária para a subestação elétrica Fátima”, em Canoas.

Além disso, a concessionária informou que o problema também impede a “injeção de mais trens na linha, prejudicando a prestação de serviços no horário de pico”.