Foto: Guarda Municipal de Esteio/Divulgação

Os agentes da Guarda Municipal de Esteio estão na caçada de carros furtados e roubados. Só em janeiro de 2020, conforme levantamento da reportagem de Agência GBC, dois veículos já foram recuperados.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Um Fiesta Azul foi encontrado na Avenida 24 de Agosto. Já na Avenida Luis Pasteur, um Peugeot 206 foi recuperado.

Recuperações que podem aumentar

A segurança pública de Esteio ganhou um importante aliado na última quarta-feira (22) com a entrada em funcionamento do sistema de cercamento eletrônico. Sete câmeras de videomonitoramento com sistema OCR (sigla em inglês para reconhecimento óptico de caracteres), interligadas à central de controle da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), foram instaladas em quatro pontos de acesso ao Município. O prefeito em exercício, Jaime da Rosa, foi até a sede da SMSMU para acompanhar o início da operação do sistema, tendo ao lado o titular da pasta, Ronie Coimbra, e o comandante da Guarda Municipal, Carlos Rafael da Rocha Leivas Miró.

Com os equipamentos é possível monitorar em tempo real, através da leitura das placas, a entrada e saída de veículos na cidade. O OCR consegue detectar, por exemplo, se um carro foi furtado ou roubado. Se for, emite um sinal para a central, permitindo acionar as forças de segurança, como Brigada Militar, Guarda Municipal e até mesmo a Polícia Rodoviária Federal. Ao todo, 14 agentes da Guarda Municipal estão autorizados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para operar o sistema.