ATENÇÃO: Dia D da vacinação contra o sarampo ocorre no próximo sábado (15)

Em Canoas, 10 postos de saúde vão abrir para vacinação

Está marcado para o próximo sábado (15), das 8h às 17 horas, o Dia D de imunização contra o sarampo, uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar. A Campanha Nacional de Vacinação teve início na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. Durante o período, as Unidades Básicas de Saúde de Canoas estarão disponíveis para aplicação, das 8h às 17 horas.

Nesta campanha, serão imunizados crianças e jovens, de 5 a 19 anos, que não tenham recebido nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral, que tenham perdido o cartão de vacinação ou não saibam se estão com esquema vacinal completo.

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Casos graves da doença podem levar a óbito, por isso, a imunização é imprescindível.

Expectativa é de aumento nos índices de vacinação

Segundo a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Rita de Oliveira, após um primeiro dia de procura tímida, um aumento na busca pela imunização já pode ser percebido. Ela credita a elevação dos índices de vacinação ao trabalho de conscientização do público. “A população precisa se conscientizar que é muito importante estar em dia com o calendário de imunização. Infelizmente, essa cultura está se perdendo com o passar do tempo. Por isso, os meios de comunicação fazem um trabalho fundamental em alertar a população”, destaca.

Unidades que estarão abertas no sábado (15) para o Dia D:

UBS Boa Saúde

UBS Concoban

CSF Estância Velha

UBS Fátima

CSF Guajuviras

UBS Harmonia

UBS Mathias Velho

UBS Niterói

UBS Santa Isabel

UBS União

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!