Investindo R$ 20 mil, Prefeitura de Esteio está de olho na qualidade da água

A água está sendo coletada do Arroio Sapucaia

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) realizou na última segunda-feira (17) a segunda coleta de amostras de água do Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas de Esteio. A ação é feita em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a Universidade La Salle (Unilasalle)

O projeto, iniciado no ano passado, faz parte do Plano Estratégico do Consórcio Pró-Sinos, entidade da qual o prefeito Leonardo Pascoal é presidente, e tem como objetivo análise de parâmetros físicos, químicos e biológicos das águas do Arroio Sapucaia, uma importante sub-bacia contribuinte do Rio dos Sinos.

O diretor-técnico de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da SMMA, William Papi, e o engenheiro químico da Secretaria Ademir Souza acompanharam a professora de Engenharia Ambiental e Biomedicina da Ulbra Renata Farias Oliveira nos seis pontos, escolhidos estrategicamente pela equipe, para a coleta. Segundo William, as amostras irão para o laboratório da Universidade, onde passarão por testes que fornecerão posteriormente um relatório, no qual poderá ser identificado possíveis pontos de contaminação ambiental. A partir disso, serão elaboradas ações que visam a disponibilidade da água em padrões de qualidade adequados.

Ao total, estão sendo investidos R$ 20 mil no projeto, que ainda tem duas coletas previstas para ocorrer este ano.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!