Venda de combustĂ­veis no Brasil cresce 2,89% em 2019

Foram vendidos mais de 140 bilhÔes de litros de combustíveis

Em 2019, 140 bilhĂ”es de litros de combustĂ­veis foram vendidos no mercado brasileiro. O volume representa um aumento de 2,89% na comparação com 2018, quando foram comercializados 136 bilhĂ”es de litros. Os dados foram apresentados no SeminĂĄrio de Avaliação do Mercado de CombustĂ­veis realizado na Ășltima terça-feira (18), no Rio de Janeiro, pela AgĂȘncia Nacional do PetrĂłleo, GĂĄs Natural e BiocombustĂ­veis (ANP).

Quer mandar sugestÔes de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

O maior aumento proporcional ocorreu no comĂ©rcio de etanol hidratado, que subiu 16,2% em 2019. “O crescimento foi motivado, em grande parte, pelo ganho de competitividade em relação Ă  gasolina C”, pontua a ANP em nota.

A gasolina C é aquela com adição de etanol anidro vendida aos postos revendedores e em seguida ao consumidor final. Sua comercialização teve, no ano passado, retração de 0,56% na comparação com 2018. O etanol anidro (misturado à gasolina) também teve essa ligeira queda de desempenho. A redução das vendas foi igualmente de 0,56%.

De outro lado, houve crescimento de óleo diesel B (2,97%) e biodiesel (8,61%). Nesse segundo caso, o aumento jå era esperado. Em setembro do ano passado, a ANP aprovou um aumento do percentual de adição de biodiesel ao óleo diesel.

Segundo o diretor da ANP, Felipe Kury, a expectativa Ă© que a tendĂȘncia de crescimento se mantenha em 2020 e acompanhe a economia do paĂ­s. “Se a economia crescer a 2 ou 3%, vocĂȘ terĂĄ o reflexo disso na venda de derivadas. NĂŁo tenho dĂșvidas disso. A principal preocupação sĂŁo os gargalos de infraestrutura. NĂŁo Ă© tanto a oferta de produto. SerĂĄ que a infraestrutura logĂ­stica suporta um crescimento de 2 a 3%? SerĂĄ que portos, ferrovias, rodovias estĂŁo preparados para escoar a produção? Essa Ă© uma questĂŁo importante, mas acho que o governo estĂĄ tratando disso com bastante afinco e dedicação”, disse.

Outros produtos

Os dados da ANP também revelaram uma queda na comercialização de gås liquefeito de petróleo (GLP) de 0,3%. Também houve redução, de 2,57%, nas vendas de querosene de avião. A ANP avalia que a suspensão das operaçÔes da Avianca no Brasil impactaram nos negócios.

O Ăłleo combustĂ­vel tambĂ©m sofreu queda, de 18,25%. “Saiu de 2,312 bilhĂ”es de litros para 1,890 bilhĂ”es de litros em função da continuidade do processo de substituição tecnolĂłgica por combustĂ­veis mais limpos”, diz a ANP.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!