Foto: Polícia Civil/Divulgação

Através de denuncias anônimas, a Polícia Civil encontrou uma residência em Imbé, no Litoral Norte, onde o proprietário tinha 12 cachorros em locais insalubres. Os animais estavam em um ambiente sujo, sem alimentação e água.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Dentro da casa, em um freezer vertical, os agentes encontraram cinco cachorros e um passarinho congelados. “A veterinária que acompanhou a ação avaliou que a maioria dos animais congelados haviam morrido por desnutrição. Como não havia água no local, é possível que os cães tenham tomado a água da piscina, que também estava suja e imprópria para consumo”, contou o delegado Antônio Carlos Ractz Júnior.

No momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão, o proprietário da residência – que foi interditada –, não estava no local. Ele vai ser indiciado por maus tratos e pode pegar uma pena de três meses a um ano de detenção, com mais 1/6 até 1/3 da pena pelo agravante dos animais terem morrido.

O que vai acontecer com os animais?

Os 12 cães encontrados vivos foram encaminhados para um lar temporário, onde receberão atendimento veterinário, e depois serão doados. O cachorro em pior estado, com feridas sangrando pelo corpo e cabeça, será adotado pela Delegacia de Polícia de Imbé. Após se recuperar, passará a ser a mascote dos policiais. Os cães e o passarinho encontrados congelados serão incinerados.