Foto: Jaime Zanatta/GBC

O Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas recebeu R$ 500 mil de emendas parlamentares na manhã desta sexta-feira (28). A entrega foi feita pelas deputadas Federal Liziane Bayer (PSB-RS) e Estadual, Francine Bayer (PSB).

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Atualmente, o hospital faz parte do complexo de saúde de Canoas que é referência para 156 municípios gaúchos. O recurso será utilizado para a reforma de blocos cirúrgicos e a compra de equipamentos. “Com esse dinheiro, vamos conseguir fazer as melhorias e adquirir os equipamentos novos”, comentou o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter.

O presidente da Associação Beneficiente São Miguel (ABSM) – que administra o HNSG –, o médico Rafael França, destacou que são realizadas, em média, 1340 cirurgias por mês no hospital. Com a reforma, a meta é alcançar o número de 2000 mensais. A destinação do recurso, segundo a deputada Liziane, foi escolhido juntamente com a população no ano passado através da iniciativa ‘Você Decide!’. “Ninguém melhor do que quem sofre na pele para dizer o que é prioridade. Ouvir as pessoas e o que faz sentido em suas vidas tem grande significância no meu mandato”, ressalta a deputada.

Enquanto recebia a emenda, o secretário Ritter ressaltou a importância de ganhar recursos para conseguir manter o sistema de saúde em Canoas que, por mês, custa mais de R$ 42 milhões. “Hoje, com esses recursos que vem da União e do Estado, quase não dá para gente manter os custos, mesmo com o município ajudando a fechar o caixa. Para nós, é fundamental essas emendas parlamentares”, finaliza.