Vaticano nega que Papa Francisco esteja com coronavĂ­rus

PontĂ­fice nĂŁo vai participar de um retiro espiritual em Roma

O papa Francisco anunciou neste domingo (1) que nĂŁo participarĂĄ de um retiro espiritual de seis dias com a CĂșria em Ariccia, ao sul de Roma, por conta de um resfriado. O porta-voz do pontĂ­fice, Matteo Bruni, rejeitou qualquer especulação sobre uma possĂ­vel contaminação do coronavĂ­rus, e disse que acompanharĂĄ as oraçÔes.

“Infelizmente, um resfriado me obriga a nĂŁo participar este ano” do retiro da Quaresma, declarou o papa, de 83 anos. O pontĂ­fice teve dois acessos de tosse durante a oração do Angelus. “NĂŁo hĂĄ evidĂȘncias que nos levem a diagnosticar nada alĂ©m de uma leve indisposição”, ressaltou, por sua vez, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, questionado pela imprensa, em plena epidemia do novo coronavĂ­rus na ItĂĄlia.

O papa planejava passar seis dias em Ariccia a partir deste domingo, onde deveria celebrar uma missa diĂĄria e participar dos chamados exercĂ­cios espirituais, liderados por um pregador jesuĂ­ta, com membros da CĂșria Romana.

AudiĂȘncias canceladas

Na quinta-feira (27), ele jĂĄ havia reduzido sua agenda por causa de uma “leve indisposição”. Na quarta-feira, jĂĄ estava resfriado quando participou de dois eventos ao ar livre, o que o levou a cancelar sua participação em uma missa na basĂ­lica de SĂŁo JoĂŁo de LatrĂŁo, em Roma, no dia seguinte.

No mesmo dia, o papa apertou a mĂŁo, como costuma fazer, de dezenas de fiĂ©is e beijou algumas crianças na praça de SĂŁo Pedro, durante sua audiĂȘncia tradicional. À tarde, participou de uma procissĂŁo a pĂ© em direção Ă  basĂ­lica de Santa Sabina, sede histĂłrica dos dominicanos.

Mas, depois disso, cancelou por trĂȘs dias suas “audiĂȘncias” oficiais no palĂĄcio apostĂłlico e ficou na residĂȘncia de Santa Marta, no Vaticano, onde reside. No entanto, ele continuou celebrando a missa da manhĂŁ e recebendo visitantes, como o chefe da Igreja Greco-CatĂłlica da UcrĂąnia, Sviatoslav Shevchuk, com quem se reuniu no sĂĄbado (29). O papa retirou uma parte do pulmĂŁo quando tinha cerca de 20 anos, por conta de uma doença respiratĂłria.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!