O prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, publicou na tarde desta segunda-feira (06) um novo decreto com medidas ainda mais restritivas para a prevenção e o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Entre elas estão: a manutenção do fechamento do comércio, serviços, eventos e cultos, até o dia 21 de abril, e também do horário reduzido do transporte público até a mesma data; além da suspensão das aulas das escolas públicas e particulares e cursos presenciais até 16 de abril, entre outras determinações.
Para o prefeito, o momento é de isolamento social e todo o esforço para conter o avanço do vírus em nosso município é importante. “Sapucaia possuiu apenas um caso confirmado, mas precisamos de medidas como estas para evitar que o vírus se propague rapidamente, e, o nosso sistema de saúde fique sobrecarregado. Estamos lidando com vidas, por isso, todo o cuidado é válido”, afirmou.
Pelo decreto, ficam fechados os seguintes estabelecimentos:
-Locais de práticas esportivas e físicas, tais como academias, estúdios, ginásios, centros de esportes;
-Salões de beleza, clínicas de massagem, depilação, barbearias, etc;
-Lojas, galerias e centros comerciais de qualquer espécie;
-Realização de tatuagens e colocação de piercings;
-Serviços de somatoconservação ou tanatopraxia, realizado em funerárias;
-Brinquedotecas, espaços Kids, playgrounds, pracinhas, praças;
-Casas noturnas, boates e similares, bares e pubs;
-Centros Culturais, Bibliotecas, Museus, galerias de artes, antiguidade;
-Comércio varejistas de vestuário em geral, de cosmésticos, de óptica, de utilidades domésticas, cama, mesa e banho, de eletrodomésticos,
-Motéis e similares;
-Atividades de práticas integrativas, acupuntura, podologia e sauna;
-Serviços de banho e tosa de animais domésticos.
O que pode abrir com o decreto
Continuarão em funcionamento os estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como supermercados, farmácias, padarias, clínicas de saúde, restaurantes, lojas de materiais de construção e ferragens, postos de gasolinas, agropecuárias, oficinas mecânicas, agências bancárias e distribuidoras de gás. Além de serviços de assistência à saúde, incluindo serviços médicos e hospitalares, assistência social; segurança pública e privada; transporte de passageiros e de cargas; telecomunicação, lavanderias; iluminação pública, serviços de água e esgoto, entre outros.
Sobre o transporte público
O transporte público municipal funcionará em horário reduzido, até o dia 21 de abril. Pela manhã, o horário de funcionamento será das 6h às 8h, e à tarde, das 18h às 20h. Não haverá transporte público aos sábados e domingos. Fica também suspensa a emissão do passe-livre estudantil enquanto durar a suspensão das aulas na rede municipal.
Suspensão das aulas e cursos presenciais
A medida prevê a suspensão, até o dia 16 de abril, das aulas, cursos e treinamentos presenciais, não apenas da rede pública, como da privada. O decreto inclui escolas, autoescolas, faculdades, universidades públicas, privadas, estaduais ou federais e demais instituições de ensino, bem como estabelecimentos de apoio pedagógico ou de cuidados a crianças, como as creches privadas e comunitárias.
Velórios e despedidas fúnebres
Os velórios, em que a causa do óbito não seja atribuída ao Covid-19, terão o acesso de pessoas limitado a 30% da capacidade do lugar , ou o número máximo de 10 pessoas, respeitando o limite de 2 metros quadrados por pessoa. Nos casos das mortes suspeitas, que foram testadas e que aguardavam o resultado do exame, ou confirmada pelo Covid-19, fica determinada a suspensão dos velórios ou despedidas fúnebres.