Gabriel Rodzinski/Prefeitura de Esteio

A Prefeitura de Esteio decidiu fazer exames de detecção do coronavírus em todos os moradores com sintomas de gripe. Antes, apenas pacientes internados e profissionais da saúde eram submetidos ao teste.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Até o momento, a cidade está preparada para fazer cinco mil exames. A medida é resultado de um convenio firmado com duas universidades privadas – Feevale e Unisinos – e um laboratório privado, além da ajuda de empresários do município. Os diagnósticos também serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).

Conforme o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, já foram comprados cerca de 3 mil testes moleculares e 2 mil rápidos. Esse número ainda terá o reforço de mais 210 enviados pelo governo estadual. O chefe do Executivo Municipal explicou a ação em entrevista a Agência GBC na última quinta-feira (9).

Caso seja necessário, Pascoal informou que mais testes serão comprados. Mais de R$ 53 mil foram doados por empresários da cidade à prefeitura para combater a pandemia. “Os empresários juntaram o recurso e nos procuraram para saber qual seria a melhor destinação. O dinheiro ajudou na aquisição dos testes”.

No total, Esteio tem dois casos confirmados de coronavírus.