Canoas inicia atendimento no primeiro hospital de campanha

Esses sĂŁo os primeiros de 932 leitos que a cidade terĂĄ para o enfrentamento da Covid-19

O primeiro hospital de campanha para tratar cidadĂŁos diagnosticados com coronavĂ­rus foi disponibilizado pela Prefeitura, atravĂ©s da Secretaria Municipal da SaĂșde (SMS), nesta quinta-feira (16). A estrutura, montada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco, conta com doze leitos, sendo um de UTI, respiradores, duas salas de triagem, quatro consultĂłrios, sala vermelha, enfermaria, vestiĂĄrios e banheiros. AlĂ©m disso, o espaço funciona 24 horas e Ă© pioneiro no Rio Grande do Sul ao implementar um sistema individual de oxigĂȘnio para atender a população.

O prefeito Luiz Carlos Busato lembra que esses sĂŁo os primeiros de 932 leitos que a cidade terĂĄ para o enfrentamento da Covid-19. “É gratificante presenciar a entrega de uma estrutura construĂ­da com tanto cuidado e carinho. Foram dias difĂ­ceis de total dedicação para preparar a cidade e proteger o nosso povo”, disse. Ele agradeceu o empenho dos envolvidos e lembrou que todas as estratĂ©gias foram debatidas entre especialistas da saĂșde, representantes do legislativo, do comĂ©rcio e lideranças polĂ­ticas no comitĂȘ de combate Ă  pandemia.

Segundo o secretĂĄrio da SaĂșde, Fernando Ritter, a equipe de profissionais da saĂșde visa o atendimento rĂĄpido com etapas que vĂŁo da triagem Ă  internação, se necessĂĄria. Caso haja uma grande demanda de pacientes com Covid-19 em seu estĂĄgio mais avançado, o Hospital UniversitĂĄrio (HU), referĂȘncia no tratamento da doença, estĂĄ pronto para atendĂȘ-los. Ritter garantiu, ainda, que a separação entre a UPA Rio Branco e o hospital de campanha assegura a continuidade no atendimento aos indivĂ­duos com outras necessidades bĂĄsicas, sem que haja proliferação do coronavĂ­rus.

No momento da entrega à comunidade, estava presente o presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Henri Siegert Chazan, que juntamente ao Instituto Cultural Floresta entregou ao município o primeiro lote de doaçÔes. Destinados aos hospitais Universitårio e de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), os produtos contabilizam 15 mil pares de luva, 50 escudos faciais, 10 mil måscaras de proteção e 100 litros de ålcool gel.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!