Procon de Sapucaia do Sul está de olho nos preços dos supermercados

O objetivo é verificar se os produtos tiveram aumento abusivo por causa do coronavírus

O preço cobrado por itens da cesta básica foi verificado pelo Procon de Sapucaia do Sul em 13 supermercados. A fiscalização tem o objetivo de apurar se os valores tiveram aumento abusivo por conta da pandemia do coronavírus.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Os itens considerados na ação foram banana, carne, café, batata, arroz, óleo de soja, feijão, tomate, farinha de trigo, açúcar, leite, pão e manteiga. Todos os supermercados fiscalizados deverão apresentar ao Procon, as notas fiscais de compra destes produtos. A partir das notas, o órgão verificará se houve aumento abusivo no preço final repassado ao consumidor.

Durante a fiscalização, os estabelecimentos também foram orientados a adotarem medidas, como sinalização no piso para os consumidores manterem o espaço mínimo de dois metros nas filas dos caixas; criação de horários específicos para atendimento de idosos; venda limitada de alguns insumos, entre outras.

Denúncias

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerado como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos e serviços. Desta forma, se o consumidor se deparar com algum valor de produto ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, poderá registrar reclamação junto ao Procon de Sapucaia, pelo telefone 99336-6286, das 8h às 16h; ou pelo e-mail [email protected].

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!