Como foi o primeiro dia de exigência de máscaras nos ônibus em Canoas

Máscara passou a ser item obrigatório para usar o transporte no município

Andar de ônibus, táxi ou veículo de aplicativo em Canoas requer um item imprescindível em época de pandemia do coronavírus. Não apenas importante, como também passou a ser obrigatório a partir desta quarta-feira (22). Um decreto do prefeito Luiz Carlos Busato determinou que quem não usar máscara de proteção individual está sujeito a uma pena, que vai de um mês a um ano de detenção e multa.

Ao evitar a contaminação da Covid-19, a máscara também acaba sendo, consequentemente, um equipamento que evita o colapso da rede de saúde. A aposentada Ieda da Cruz, 70 anos, precisou ir ao Centro pagar contas e comprar medicamento. Ela aprovou a iniciativa. “Desde que começou a pandemia eu já estava saindo de máscara de casa. E que bom, agora é novidade”.

Um motorista da Sogal, que preferiu não se identificar, apontou os benefícios do uso do equipamento entre os usuários do transporte coletivo “Estou me sentindo mais protegido agora, com todo mundo de máscara”.

O fiscal Adriano Rocha da Silva, que trabalha em um supermercado, foi pego de surpresa com a obrigatoriedade da máscara: “Fiquei sabendo hoje. O motorista me barrou, mas ainda bem que a máscara da empresa estava comigo, se não ia ficar sem transporte”.

O decreto municipal proíbe o transporte de passageiros que não estiverem utilizando algum tipo de proteção para o rosto. Vale lembrar que o uso da máscara não descarta outros cuidados para evitar a Covid-19, como o isolamento social e a limpeza das mãos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!