Canoas recebe 12 mil vacinas e retoma vacinação contra gripe na segunda-feira

População deve procurar uma das 23 Unidades Básicas de Saúde

A campanha de vacinação ganhará continuidade em Canoas na próxima segunda-feira (27), após a chegada de 12 mil doses remetidas pelo Ministério da Saúde. O grupo prioritário desta etapa é formado por portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e portuários. Profissionais das forças de segurança e salvamento e motoristas de transporte coletivo, também integrantes do público-alvo, já receberam a imunização em seus locais de trabalho.

Munidos de documento de identidade e receita, laudo médico ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, D ou E, a população interessada em receber a vacina contra a gripe comum deve procurar uma das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponíveis, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. A exceção ocorre em quatro unidades que passam por melhorias em suas estruturas e os moradores devem procurar o devido local de referência: UBS Mato Grande, substituída pela Harmonia ou Central Park; UBS Prata, pela Fátima; UBS Caic, pela Guajuviras; e UBS Cerne, pela Santo Operário.

De acordo com a técnica em enfermagem da Fundação Municipal da Saúde (FMSC), Janaína Zatti, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde visa alcançar o maior número de pessoas em um curto período de tempo, mas tomará todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus. “As equipes médicas estão instruídas para evitar as aglomerações, realizando a aplicação em ambiente externo e orientando as pessoas da fila para que seja mantida a distância correta entre os pacientes”, explica. Além disso, os pontos de vacinação recebem limpeza constante para desinfecção da área como medida de neutralizar os vírus presentes nas superfícies.

Duas equipes volantes da pasta seguem nas ruas aplicando a vacina nos idosos que solicitarem por meio da Central de Atendimento da Prefeitura de Canoas. O atendimento deve ser agendado pelo telefone (51) 3425.7681, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, com dados pessoais e endereço. Até o momento, 41.315 idosos foram vacinados no município, o que corresponde a 110,33% da meta estimada.  

Funcionamento da segunda etapa  

A campanha de vacinação contra gripe, em Canoas, ocorrerá da seguinte forma: 24 Unidades Básicas de Saúde listadas abaixo serão pontos de aplicação da vacina. Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo que não receberam ainda a imunização podem solicitá-la nestes locais desde que apresente documento de identidade e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, D ou E. O restante do grupo prioritário também deve apresentar no momento da vacinação o documento de identidade, junto à receita ou laudo médico.

Pontos de vacinação 

Boa Saúde

Rua Boa Saúde, 1640 – Rio Branco

Central Park

Av. das Canoas, 272 – Central Park

 

Concoban

Rua Rodrigues Alves, 769 – Niterói

 

Estância Velha

Rua São Matheus, s/nº – Estância Velha

 

Fátima

Rua Butenbender, 244 – Fátima

 

Fernandes

Rua Gomes Freire de Andrade, 1036 – Vila Fernandes

 

Guajuviras 

Av. 17 de Abril, 1991 – Guajuviras

 

Harmonia

Rua Machado de Assis, 201

 

Igara

Rua Dr. Alfredo  ngelo Filho, 68 – Igara

 

Mathias Velho

Av. Rio Grande do Sul, 1615 – Mathias Velho

 

Natal

Rua Nossa Senhora da Conceição, 285 – Natal

 

Niterói

Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói

 

Nova Niterói

Rua Quaraí, s/nº – Niterói

 

Olaria

Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25 – Estância Velha

 

Pedro Luiz da Silveira

Rua Mauá, 1724 – Rio Branco

 

Praça América

Av. Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho

 

Rio Branco

Rua Edgar Fritz Müller, 83 – Rio Branco

 

Santo Operário

Rua da Associação, 331 – Vila Cerne

 

São José

Rua João Pessoa, s/nº – São José

 

São Luis

Rua Teófilo Otoni, 268 – São Luis

 

São Vicente

Rua José Danilo de Menezes, 152 – Estância Velha

 

Santa Isabel

Rua Coronel Vicente, 191 – Centro

 

União

Rua São Borja, 395 – Mathias Velho

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!