Seguindo o cronograma da vacinação contra a gripe, em Canoas, nesta segunda-feira (27), inicia-se a segunda fase dos trabalhos. Nesta etapa, serão imunizados portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e portuários. Profissionais das forças de segurança e salvamento e motoristas e cobradores do transporte coletivo, também integrantes do público-alvo, já receberam a imunização em seus locais de trabalho. As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas de Saúde da Família (CSFs) e em uma unidade móvel no bairro Estância Velha, que atenderá das 9h às 17h.
A unidade ficará na rua Oscar Pedro Kulzer, na altura do número 50. Para ser vacinado em quaisquer locais, os interessados devem apresentar a seguinte documentação: Caminhoneiros devem levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, D ou E. Cobradores e motoristas de transporte coletivo devem apresentar o crachá funcional ou a carteira de trabalho. O restante do grupo prioritário deve ter em mãos o documento de identidade, junto à receita ou laudo médico.
UBSs
A população interessada em receber a vacina contra a gripe comum também pode procurar uma das Unidades Básicas de Saúde ou Clínicas de Saúde da Família disponíveis, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Idosos
Equipes volantes seguem nas ruas aplicando a vacina nos idosos que solicitaram imunização em casa por meio da Central de Atendimento da Prefeitura de Canoas pelo telefone (51) 3425.7681. Até o momento, 41.315 idosos foram vacinados no município, o que corresponde a 110,33% da meta estimada. Além da vacinação de casa em casa, a Prefeitura de Canoas realizou um drive-thru para imunizar pessoas com idade acima de 60 anos.
Cuidados
Para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o atendimento nas unidades de saúde vai alcançar o maior número de pessoas em um curto período de tempo, dessa forma a imunização ocorre mais rápido. No entanto, é preciso tomar cuidados redobrados ao procurar uma unidade. As equipes de saúde foram instruídas para evitar as aglomerações, realizando a aplicação em ambiente externo e orientando as pessoas da fila para que seja mantida a distância correta. Além disso, os pontos de vacinação recebem limpeza constante para desinfecção da área como medida para eliminar os vírus presentes nas superfícies. A Prefeitura de Canoas também recomenda que a população use máscara, preferencialmente caseira, ao buscar a imunização.