A campanha de vacinação terá continuidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas de Saúde da Família (CSFs) em Canoas a partir da próxima segunda-feira (27), após a chegada de novas doses remetidas pelo Ministério da Saúde.
O grupo prioritário desta etapa é formado por portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e portuários.
Profissionais das forças de segurança e salvamento e motoristas e cobradores do transporte coletivo, também integrantes do público-alvo, já receberam a imunização em seus locais de trabalho.
A população interessada em receber a vacina contra a gripe comum deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde ou Clínicas de Saúde da Família disponíveis, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. A exceção ocorre em quatro unidades que passam por melhorias em suas estruturas e os moradores podem procurar qualquer outra unidade.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o atendimento nas unidades de saúde visa alcançar o maior número de pessoas em um curto período de tempo, mas tomando todos os cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus.
Os profissionais de saúde estão instruídos para evitar as aglomerações, realizando a aplicação em ambiente externo e orientando as pessoas da fila para que seja mantida a distância correta.
Além disso, os pontos de vacinação recebem limpeza constante para desinfecção da área como medida para eliminar os vírus presentes nas superfícies. A Prefeitura de Canoas também recomenda que a população use máscara, preferencialmente caseira, ao buscar a imunização.
Equipes volantes seguem nas ruas aplicando a vacina nos idosos que solicitaram imunização em casa por meio da Central de Atendimento da Prefeitura de Canoas pelo telefone (51) 3425.7681.
Até o momento, 41.315 idosos foram vacinados no município, o que corresponde a 110,33% da meta estimada. Além da vacinação de casa em casa, a Prefeitura de Canoas realizou um drive-thru para imunizar pessoas com idade acima de 60 anos.
Documentos necessários
A campanha de vacinação contra gripe, em Canoas, ocorrerá da seguinte forma: as unidades de saúde listadas abaixo serão pontos de aplicação da vacina. Caminhoneiros devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, D ou E.
Cobradores e motoristas de transporte coletivo devem apresentar o crachá funcional ou a carteira de trabalho. O restante do grupo prioritário deve apresentar no momento da vacinação o documento de identidade, junto à receita ou laudo médico.
Pontos de vacinação
UBS Boa Saúde
Rua Boa Saúde, 1640 – Rio Branco
UBS Central Park
Av. das Canoas, 272 – Central Park
UBS CONCOBAN
Rua Rodrigues Alves, 769 – Niterói
CSF Estância Velha
Rua São Matheus, s/nº – Estância Velha
UBS Fátima
Rua Butenbender, 244 – Fátima
UBS Fernandes
Rua Gomes Freire de Andrade, 1036 – Vila Fernandes
CSF Guajuviras
Av. 17 de Abril, 1991 – Guajuviras
UBS Harmonia
Rua Machado de Assis, 201
UBS Igara
Rua Dr. Alfredo ngelo Filho, 68 – Igara
UBS Mathias Velho
Av. Rio Grande do Sul, 1615 – Mathias Velho
UBS Natal
Rua Nossa Senhora da Conceição, 285 – Natal
CSF Niterói
Rua Primeiro de Maio, 534 – Niterói
UBS Niterói
Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
UBS Nova Niterói
Rua Quaraí, s/nº – Niterói
UBS Olaria
Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25 – Estância Velha
UBS Pedro Luiz da Silveira
Rua Mauá, 1724 – Rio Branco
UBS Praça América
Av. Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho
UBS Rio Branco
Rua Edgar Fritz Müller, 83 – Rio Branco
UBS Santo Operário
Rua da Associação, 331 – Vila Cerne
UBS São José
Rua João Pessoa, s/nº – São José
UBS São Luis
Rua Teófilo Otoni, 268 – São Luis
CSF São Vicente
Rua José Danilo de Menezes, 152 – Estância Velha
UBS Santa Isabel
Rua Coronel Vicente, 191 – Centro
UBS União
Rua São Borja, 395 – Mathias Velho