Vinicius Thormann/ Prefeitura de Canoas

A campanha de vacinação foi reforçada em Canoas, nesta segunda-feira (27), com aplicação de doses contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família disponíveis (CSFs). Foram 6,8 mil vacinas destinadas a portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, motoristas e cobradores do transporte coletivo.

Somente na unidade móvel, alternativa implementada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no bairro Estância Velha, quinhentos canoenses protegeram-se da gripe, o que fez com que as doses no local esgotassem. Também devido à alta procura pela imunização e a divisão do lote enviado pelo Ministério da Saúde, para atender a todas as regiões da cidade, as unidades Estância Velha, Fernandes, Harmonia, Igara e Santo Operário não têm mais doses disponíveis.

A partir desta terça-feira (28), os interessados em receber a vacina necessitam procurar demais UBSs e CSFs, portando os seguintes documentos:

– Caminhoneiros: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, D ou E;

– Cobradores e motoristas de transporte coletivo: crachá funcional ou carteira de trabalho;

– Restante do público-alvo: documento de identidade, junto à receita ou laudo médico.

A primeira etapa da campanha de vacinação continua ocorrendo em paralelo à segunda. Os idosos que solicitarem pela Central de Atendimento da Prefeitura de Canoas são atendidos em suas casas por profissionais volantes da saúde. O serviço deve ser solicitado pelo número (51) 3425.7681, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.