Miki Breier autoriza reabertura do comércio a partir de segunda em Cachoeirinha

Governador autorizou prefeitos da RegiĂŁo Metropolitana a reabrirem as lojas a partir desta sexta

O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, anunciou nesta quinta-feira (30) que o comércio reabrirå a partir de segunda-feira (04). Na Região Metropolitana, os prefeitos de cada cidade terão autonomia para, observando a realidade e os indicadores, e mediante justificativa, reabrir o comércio. Os protocolos de segurança, como higienização constante e proibição de aglomeraçÔes, seguem valendo em todos os casos de reabertura.

Na prĂĄtica, as regras transitĂłrias devem valer pela semana que vem para que o distanciamento controlado seja implementado na primeira quinzena de maio. Uma vez que o decreto vigente vence nesta quinta-feira (30) e o modelo do distanciamento controlado ainda estĂĄ sendo elaborado, torna-se necessĂĄria a criação de uma normativa temporĂĄria. “Queremos aguardar a apresentação de sugestĂ”es por parte das entidades, que terĂŁo atĂ© domingo para contribuir. Com diĂĄlogo, construiremos algo que farĂĄ sentido para todos”, explicou o governador Eduardo Leite, durante transmissĂŁo ao vivo nesta quinta.

Nas Ășltimas semanas, observou-se o crescimento de casos confirmados de Covid-19 e de Ăłbitos nas regiĂ”es dos Vales e do Norte do Estado. Na regiĂŁo metropolitana de Porto Alegre, que era considerada a de pior cenĂĄrio, a situação se estabilizou. Portanto, o governo do Estado decidiu que as restriçÔes mais rĂ­gidas e a vedação ao comĂ©rcio passa a valer, durante esse carĂĄter transitĂłrio, nas regiĂ”es dos Vales e Norte do Estado.

No entanto, com a proximidade do Dia das MĂŁes, data que envolve grande movimentação comercial, o decreto permitirĂĄ a possibilidade de compras via drive thru, take away (pague e leve) e delivery, mesmo nas cidades dos Vales e do Norte gaĂșcho. “Entendemos que o comĂ©rcio pode e deve ter, minimamente, condiçÔes de extrair alguma receita com a data comemorativa, porque projetamos conviver com esse cenĂĄrio de restriçÔes por um longo perĂ­odo”, explicou o governador.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!