Foto: JL Balestrin/GBC

Equipes de fiscalização flagraram no fim da noite desta quarta-feira (6) o momento em que um caminhão de uma empresa de Porto Alegre realizava descarte irregular de quatro caçambas de lixo no bairro Rio Branco, em Canoas. O episódio ocorreu por volta das 23h20. O motorista e seu auxiliar foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e o veículo foi apreendido pela Polícia Civil.

O flagrante foi possível por que as equipes já trabalhavam com a suspeita de descarte irregular proveniente de outros municípios em terrenos de Canoas. Além do impacto ambiental, causado normalmente pelo descarte irregular, neste caso, a situação se agrava em decorrência do tipo de material encontrado, que tinha potencial de contaminação do solo.

De acordo com os agentes municipais, no caminhão, foi encontrado um bloco de anotações, que apontava diversos endereços de Porto Alegre, de onde materiais vinham sendo recolhidos ao longo deste ano para que fossem descartados em Canoas.

A ação de fiscalização envolveu equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSU), Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), Meio Ambiente (SMMA) e Transportes e Mobilidade (SMTM).

Procurado pela reportagem de Agência GBC, o diretor da empresa não quis se pronunciar.