Exames práticos de direção serão retomados na próxima segunda no RS

Na última segunda, retomaram os exames teóricos

Os exames práticos para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltarão a ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (1º), segundo o DetranRS. Os exames médicos e psicológicos já ocorrem desde o dia 21 de maio. Na última segunda-feira (25), o departamento retomou os exames teóricos para a habilitação, primeiro em Porto Alegre e depois nas regionais.

As medidas levam em conta o modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado. As datas e número de vagas para realização dos exames será escalonada por critérios técnicos, regionalização e exposição a fatores de risco.

A agenda para os exames práticos será disponibilizada conforme o total de examinadores de trânsito aptos a realizar os exames, sendo autorizados profissionais que estejam fora do grupo de risco.

Após a aplicação de cada exame será feita a higienização dos veículos e tablets. O exame de quatro rodas deverá ser realizado preferencialmente com os vidros abertos. Para duas rodas, será exigido que o candidato utilize seu próprio capacete.

Agendamento
Uma mudança importante trazida pelo novo regramento é que o candidato somente poderá agendar a prova após a conclusão de 80% da etapa anterior, ou seja, só poderá agendar prova teórica quando tiver concluído esse percentual de aulas do curso teórico. O mesmo vale para o exame prático.

Sem prejuízo
O diretor técnico do DetranRS, Fábio Pinheiro dos Santos, alerta, no entanto, que os candidatos não serão prejudicados. Em função da pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito aumentou o prazo para conclusão do processo de habilitação. “Não há razão para correria. O prazo para conclusão do processo de habilitação passou de um ano para 18 meses”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!