Retomada das aulas será realizada com ensino remoto a partir de segunda-feira

Universidades e escolas técnicas voltarão com aulas práticas essenciais a partir do dia 15

O Governo do Estado dividiu em cinco etapas o retorno das aulas no Rio Grande do Sul. Duas delas foram apresentadas pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira (27) durante live no Facebook.

Na primeira etapa, a volta às aulas ocorrerá na próxima segunda-feira (1º) e prevê ensino remoto, via plataforma Google Classroom, para todos os níveis e redes, com uso da tecnologia remota e disponibilização de materiais aos pais ou responsáveis com dificuldade de acesso via internet.

A segunda etapa de retomada será no dia 15 de junho para ensino superior, pós graduações e ensino técnico subsequente (restrito às atividades práticas de ensino essenciais para a conclusão do curso, pesquisa, estágio curricular obrigatório e atividades em Laboratórios) e cursos livres profissionalizantes, atingindo uma marca de 100 mil estudantes.

Cenário mais otimista projeta retomada das aulas presenciais em julho no RS

Dentre os protocolos gerais, isto é, que todas as regiões do Estado devem levar em conta, estão: o percentual máximo de alunos por ambiente conforme a bandeira e o distanciamento de 1,5 metro com máscara entre cada pessoa em uma mesma sala ou ambiente e de 2 metros sem máscara, como nos refeitórios das escolas.

Segundo Leite, regiões com bandeiras amarela e laranja podem voltar. Nas regiões com bandeiras vermelha e preta, as atividades serão vetadas.

As aulas estão suspensas no Estado desde o dia 19 de março. Desde então, o sistema pedagógico precisou ser adaptado.

A decisão dessa quarta-feira levou em consideração uma série de fatores, desde o distanciamento controlado, acesso à tecnologia remota até a capacidade de os alunos responderem aos protocolos de segurança.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!