Foto: Dnit/ Divulgação

O trecho metropolitano da BR-116 até a Serra Gaúcha, entre Porto Alegre e Nova Petrópolis, terá a manutenção retomada a partir de terça-feira (09), quando será assinada a ordem de início dos serviços.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) homologou nesta segunda-feira (8) o contrato com a empresa que ficará responsável por executar a conservação e recuperação de em um total de 89,6 quilômetros da rodovia.

A nova empresa assumirá o prazo e os serviços remanescentes do contrato da anterior. Portanto, durante os próximos 117 dias, cerca de quatro meses, serão realizadas melhorias como capina, roçada, limpeza de dispositivos de drenagem e recuperação do pavimento.

O prazo ainda poderá ser prorrogado por mais um ano e, durante este período, o DNIT realizará nova licitação para a manutenção deste segmento da BR-116.

O DNIT adianta que, inicialmente, o cronograma de retomada irá priorizar a limpeza da pista, com a remoção de pneus e animais mortos, e realização de operação tapa buracos emergencial.

Em cerca de 30 dias, o DNIT planeja iniciar um trabalho mais profundo na recuperação do pavimento, com fresagem e recomposição com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).