Primeiro caso de dengue no ano, em Sapucaia, é de moradora que trabalha em Canoas

Em 2019, o município teve a confirmação de 11 casos de dengue

Sapucaia do Sul confirmou nesta segunda-feira (08) o primeiro caso do ano de dengue. O caso autóctone (transmissão local) refere-se a uma pessoa residente do bairro Fortuna que trabalha no município de Canoas.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância em Saúde, já realizou trabalho de divulgação e orientação junto aos moradores próximos ao local. Além disso, a equipe da Estratégia de Saúde da Família Fortuna manterá atenção para novos casos que possam surgir. 

A secretária municipal da Saúde, Roberta Bazzo, chama a atenção para os sintomas da doença e como proceder. “No caso de aparecimento de febre, associada a outros sintomas como dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos ou manchas vermelhas no corpo, é importante buscar atendimento médico”, alerta.

Além disso, Roberta frisa a necessidade da população manter seus pátios limpos para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Ambiental orienta à população a revisar semanalmente seus pátios, quintais e jardins, para verificar a presença de recipientes com água parada, como potes, baldes e garrafas, além de vedar tonéis e caixas d’água, e manter tratada e limpa a água de piscinas.

Sapucaia do Sul continua classificado como médio risco de transmissão de dengue. Em 2019, o município teve a confirmação de 11 casos de dengue, sendo 9 casos autóctones.

A Vigilância segue com ações de vistorias em pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, lavagens e reciclagens, entre outros e, atendendo a denúncias da comunidade. Denúncias de criadouros de mosquito podem ser feitas pelos telefones 3451.0624 e 3452.6119.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!