Prefeitos da Região Metropolitana não descartam fechar comércio nos próximos dias

Prefeitos da Região Metropolitana se reuniram nesta terça-feira (16) para discutir ações conjuntas no combate a pandemia do coronavírus. Eles conversaram também com prefeitos do Vale do Sinos e com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.

Segundo a presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, o encontro foi produtivo. Diversas medidas de prevenção foram discutidos, mas ela já adianta que “nem todas são possíveis, porque cada cidade tem suas particularidades”.

Uma das formas de prevenção, segundo Margarete, é ampliar o número de testes na região e ir avaliando como cresce o número de infectados. Os prefeitos também discutiram uma ação coletiva de higienização no transporte municipal e intermunicipal, além de sinalizarem o desejo de uma reunião com Eduardo Leite.

“Queremos estreitar o diálogo com o governador. Queremos credenciar mais leitos na região e, para isso, precisamos ver a questão dos respiradores. Muitos municípios da região têm leitos disponíveis, mas não têm o equipamento”, relata Margarete.

Margarete é enfática ao afirmar que se precisar fechar o comércio, os prefeitos vão fechar. “Estamos trabalhando com essa prevenção. Se entrarmos na bandeira vermelha, teremos que ser muito mais restritivos e rigorosos. A comunidade precisa ser nossa parceira nesse momento, para o comércio continuar aberto”. “Tomaremos todas as medidas possíveis, sem dúvida nenhuma, para preservar vidas.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!