Pesquisa sobre Covid-19, que passou por Canoas, aponta um infectado para cada 214 pessoas no RS

Dos 4,5 mil testes , 21 deram resultado positivo para coronavĂ­rus, sendo dois em Canoas

A pesquisa de prevalĂȘncia da Covid-19 na população gaĂșcha mostra que a disseminação do coronavĂ­rus aumentou no Rio Grande do Sul. Os nĂșmeros da quinta etapa do estudo, divulgados nesta quarta-feira (1°) pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em transmissĂŁo ao vivo nas redes sociais, apontam que hĂĄ um infectado a cada 214 habitantes. Os dados estimam que mais de 53 mil pessoas (de 32.891 a 81.059, pela margem de erro da pesquisa) tĂȘm ou jĂĄ tiveram o vĂ­rus na população gaĂșcha.

“A pesquisa, inĂ©dita e que ganhou proporção nacional, Ă© um dos parĂąmetros utilizados para definir as medidas adotadas no enfrentamento ao coronavĂ­rus. Essa parceria com a comunidade cientĂ­fica nos dĂĄ segurança, e nos dĂĄ uma orientação mais segura sobre o que devemos e o que nĂŁo devemos fazer”, reforçou o governador Eduardo Leite.

“AlĂ©m de a pesquisa apontar aumento na disseminação do vĂ­rus pelo Estado, tambĂ©m mostra que a população nĂŁo estĂĄ obedecendo ao distanciamento social com o mesmo afinco que fazia em abril. SabĂ­amos que isso ocorreria, mas volto a chamar atenção para o fato de que estamos vivendo o momento mais delicado da pandemia atĂ© agora, e a colaboração de cada gaĂșcho e de cada gaĂșcha Ă© essencial”, alertou.

A quinta etapa do estudo Epidemiologia da Covid-19 no RS (Epicovid19-RS) é a primeira da segunda fase de aplicação de testes råpidos, que segue o mesmo funcionamento das etapas anteriores, com exceção da diferença de intervalo entre as rodadas.

O resultado da quarta etapa havia sido divulgado no dia 27 de maio. Entre os dias 27 e 29 de junho, foram testadas 4,5 mil pessoas nas nove cidades selecionadas: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, IjuĂ­, Passo Fundo e Caxias do Sul.

De acordo com o resultado dos testes aplicados nesta etapa, estima-se que haja 53.094 pessoas jå com anticorpos no Estado, equivalente a 0,47% da população. Na rodada anterior, no final de maio, as projeçÔes eram de 20.226 pessoas infectadas pelo vírus (0,18% da população).

Dos 4,5 mil testes , 21 deram resultado positivo para coronavĂ­rus: quatro em Caxias do Sul, trĂȘs em Uruguaiana, IjuĂ­, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo; dois em Porto Alegre e Canoas, e um em Pelotas. Santa Maria foi a Ășnica cidade selecionada pela pesquisa que nĂŁo teve nenhum resultado positivo.

Os novos dados estimam que haja um infectado a cada 214 gaĂșchos – na testagem anterior, havia um caso positivo a cada 562 pessoas; na terceira, um a cada 454 pessoas; na segunda, um a cada 769 e na rodada inicial, um a cada 2 mil.

Para cada 1 milhão de habitantes do Rio Grande do Sul, estima-se que existam 4.667 infectados reais e 2.219 notificaçÔes. Para cada caso notificado, portanto, existem cerca de dois casos não notificados.

A EpiCovid19-RS ainda tem previstas trĂȘs etapas: a sexta etapa deve ocorrer de 25 a 27 de julho; a sĂ©tima, de 22 a 24 de agosto; e a oitava, de 26 a 28 de setembro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!