Foto: Vinícius Thormann

A Prefeitura de Canoas realizou na noite de quarta-feira (1º) uma operação para fiscalizar estabelecimentos comerciais que atuavam em desconformidade com as regras impostas pela bandeira vermelha de distanciamento controlado para o combate à pandemia do novo coronavírus. Cinco foram interditados pelas equipes, que além de contarem com integrantes das secretarias municipais que compõem o Grupo Integrado de Fiscalização (GIF), também tiveram o apoio da Polícia Civil, da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. A operação teve com a participação de 42 agentes municipais e estaduais. 

Durante as ações de fiscalização que ocorreram no bairro Rio Branco, dois bares foram interditados. Em ambos foi verificado que, além de estarem funcionando com atendimento no local, o que já é proibido pelas regras da bandeira atual, também estavam promovendo aglomerações. Em um deles também foram encontradas e apreendidas máquinas de jogos eletrônicos de azar. 

Já no bairro Mathias Velho as equipes interditaram outros três bares que atuavam recebendo clientes de forma irregular em suas dependências durante o período da bandeira vermelha. 

Grupo Integrado de Fiscalização 

Instituído pelo decreto municipal nº 157, publicado no dia 29 de junho, o Grupo Integrado de Fiscalização (GIF) é composto por agentes públicos municipais que têm poder de polícia administrativa. Com coordenação e orientação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, o GIF atuará durante todo o período da pandemia, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas necessárias para o combate à pandemia nos estabelecimentos da cidade. O grupo também pode realizar operações em conjunto com os órgãos de segurança pública do Estado.