Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul estão com bandeira vermelha

Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul estão com bandeira vermelha

O Governo do Estado divulgou na última sexta-feira (03) o mapa preliminar da 9ª rodada do modelo de distanciamento controlado. Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul se mantiveram na bandeira vermelha.

De acordo com o levantamento do Estado, a região de Canoas é a que obteve a maior média ponderada entre todas regiões, em valor de 2,14. Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 cresceram 56% entre as duas semanas, passando de 41 para 64 hospitalizações.

Conforme o governo estadual, o avanço acompanha a tendência que levou a região à bandeira vermelha há duas semanas, pois se trata da velocidade do avanço da pandemia e dos efeitos que podem permanecer por mais semanas.

Da mesma forma, na região o número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no último dia passou de 31 para 42 entre as duas semanas.

Para o indicador de internados em UTI confirmados para Covid-19, o crescimento foi de 68%, variando de 19 para 32 Com relação ao número de pacientes Covid-19 em leitos clínicos, o aumento foi de 9,5%, (de 42 para 46 internados).

Na razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana, o indicador se manteve em bandeira preta.

No caso do número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes, o indicador se manteve em bandeira preta, com a razão passando de 5,17 para 8,07.

No prazo de 36 horas após a publicação do mapa preliminar, que se encerra às 6h de domingo (5), os municípios que quiserem podem encaminhar recursos sobre as classificações.

Na segunda-feira (6), o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente e, à tarde, divulgará as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 7 a 13 de julho.

PELO ESTADO

Conforme a análise preliminar, seis regiões tiveram piora na classificação final e, portanto, terão maiores restrições de suas atividades. Taquara registrou a mudança mais drástica: a região estava com bandeira amarela e passou direto para vermelho. Palmeira das Missões, Pelotas, Erechim e Caxias do Sul, que estavam com bandeira laranja, também migraram para vermelha. Bagé, que estavam em amarelo, foi para laranja.

Cinco regiões permaneceram sem alteração. Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas, por terem sido classificadas em vermelho pelo menos duas vezes no período de 21 dias, mesmo que apresentassem melhora nos dados, não poderiam ter regressão no nível de restrição, com isso, seguem com bandeira vermelha. Passo Fundo não apresentou melhora nem piora no cálculo dos indicadores e permanece com vermelha.

A única região que apresentou redução de risco foi Santo Ângelo, passando de vermelho para laranja. As demais regiões não tiveram alteração na sua bandeira final e permanecem com bandeira laranja.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!