Construção do novo pórtico de Esteio custará meio milhão de reais

Após quase quatro décadas, Esteio passará a ter, novamente, um pórtico de acesso ao Município

Após quase quatro décadas, Esteio passará a ter, novamente, um pórtico de acesso ao Município. Ele será erguido na intersecção das avenidas Presidente Vargas e Brasil, próximo da travessia sobre o Arroio Sapucaia, no limite com Canoas, onde fica a ponte de ferro que, conforme uma das hipóteses, teria dado o nome à cidade. Nesta quinta-feira (9), funcionários da empresa contratada para a execução do serviço deram sequência à etapa inicial da obra, colocando as estacas para a montagem da base de concreto do monumento.

O novo pórtico terá forma de arco, assim como a histórica estrutura localizada na Rua Eng. Hener de Souza Nunes, atualmente atravessada pelo cercamento da Trensurb. Conforme o projeto, ele será feito em estrutura metálica em aço e apresentará um comprimento total de 31,92m, cruzando toda a avenida, vão livre de 24,22m e 9,84m em seu ponto mais alto, permitindo a passagem de veículos com altura de até 5,1m.

A construção terá um investimento de R$ 559,2 mil, recursos provenientes do Governo Federal através do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, com contrapartida de R$ 44,7 mil da Administração Municipal. A iniciativa da União repassou verbas para os municípios para uso exclusivamente na realização de obras ou serviços de comprovado interesse turístico prevendo, entre seus itens, a construção de pórticos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!