Eduardo Leite deve manter Canoas mais uma vez na bandeira vermelha

Governador anunciarĂĄ definição nesta segunda, apĂłs prefeito Busato nĂŁo pedir recurso. Regra de reincidĂȘncia deve manter regiĂŁo na classificação de alto risco

As regiĂ”es de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e de CapĂŁo da Canoa permanecem em bandeira vermelha pela quarta semana consecutiva. Mesmo que estivessem com mensuração de bandeira de menor risco, amarela ou laranja, as quatro regiĂ”es teriam que cumprir as medidas da vermelha, devido Ă  aplicação da trava de segurança – duas semanas consecutivas na vermelha.

O cenårio de disseminação do coronavírus e da ocupação de leitos cresce no Estado. Na décima rodada preliminar do Distanciamento Controlado, o Rio Grande do Sul tem 15 regiÔes com risco alto, ou seja, estão na bandeira vermelha. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (13/7). 

A anålise preliminar dos índices de propagação do vírus e de ocupação dos leitos trouxe, novamente, as regiÔes de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeira das MissÔes e Pelotas em bandeira vermelha. Essas åreas jå haviam sido classificadas como alto risco na rodada anterior.

As regiĂ”es de Taquara, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul evoluĂ­ram de bandeira laranja para vermelha nesta rodada. Santa Maria, IjuĂ­, Uruguaiana, BagĂ© e Lajeado sĂŁo as cinco regiĂ”es que permaneceram na bandeira laranja.

Após o prazo de 36 horas, o governo do Estado recebeu 63 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da décima rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associaçÔes regionais tinham até as 6h deste domingo (12) para formalizar os recursos. Canoas não pediu reconsideração.

A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, na segunda-feira (13), o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de terça (14).

Nesta rodada, o Estado atingiu maior nĂșmero de bandeiras vermelhas desde o inĂ­cio do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Conforme o mapa divulgado na sexta-feira (10), 15 regiĂ”es foram classificadas com risco epidemiolĂłgico alto da Covid-19. As cinco restantes ficaram com bandeira laranja (risco mĂ©dio).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!