Defesa Civil emite alerta para possibilidade de inundações em Canoas

Ao longo da quinta-feira, as chuvas retornam ao Estado

A Defesa Civil Estadual emitiu na tarde desta quarta-feira (15) um alerta para possibilidade de inundação em 17 cidades gaúcha, em decorrência das chuvas acumuladas previstas para a partir de amanhã (16). O alerta tem vigência de 48 horas e foi emitido em função risco hidrológico (inundações) nas bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e bacia do Taquari. 

O aviso é válido para cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo,  Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, Montenegro, Lajeado, Santa Tereza, Roca Sales, Estrela, Muçum e Encantado.

Ao longo da quinta-feira (16) as chuvas retornam ao Estado, acumulando os maiores volumes novamente na metade norte gaúcha, onde o solo já encontra-se saturado e os rios acima da normalidade em função das chuvas e eventos de cheia ocorridos nos últimos dias. Os prognósticos indicam que a maior parte da chuva prevista deve virar escoamento superficial, contribuindo rapidamente com a elevação dos rios nas bacias da metade norte, bem como potencializando a ocorrência de inundações.

As maiores respostas em função das chuvas devem ocorrer principalmente em nível de sub-bacia, ou seja, em córregos, arroios e rios de menor ordem, além de bacias com rápida resposta, como Taquari-Antas, Pardo e Caí, e também nas bacias do Sinos e Gravataí as quais seguem com níveis acima dos limites de inundação.

A Defesa Civil Estadual juntamente com a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e de Infraestrutura segue acompanhando a evolução das chuvas previstas a partir de amanhã (16). As nove Coordenadorias de Defesa Civil estão com todas as equipes técnicas mobilizadas para prestar suporte aos municípios.

Na sexta (17), as instabilidades perdem força e a chuva só acontece no norte gaúcho, no período da manhã, e ainda assim de forma isolada e fraca intensidade. No restante do Estado o tempo mistura sol com nuvens.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!