Canoas e demais cidades em bandeira vermelha podem abrir o comércio

Permissão valerá a partir desta quarta-feira e também envolve restaurantes

O governador Eduardo Leite anunciou no Twitter na tarde desta terça-feira (04) que o Estado está alterando os protocolos para permitir o funcionamento do comércio varejista não essencial durante a vigência da bandeira vermelha. A medida leva em consideração a estabilização na demanda por internações em UTIs, ainda que em patamar elevado, e permitirá a abertura das lojas com restrições, de quarta a sábado, das 10h às 16h.

Segundo Leite, o decreto com as mudanças será publicado ainda nessa terça-feira e valerá a partir de quarta (05). Além do comércio varejista não essencial, a normatiza também irá prever a possibilidade de funcionamento de restaurantes de segunda a sexta, apenas na faixa de horário do almoço.

Mais cedo, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) informou que havia chegado a um acordo com o Governo do Estado para flexibilizar as restrições impostas pelo sistema de distanciamento controlado. A decisão foi tomada em reunião envolvendo representantes de 27 associações regionais.

A decisão do Estado diante da flexibilização beneficia as regiões de Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Passo Fundo, que estão na bandeira vermelha. Trata-se de 77% da população do Estado nessa classificação de risco. As demais regiões encontram-se na bandeira laranja, e por isso já podem abrir o comércio não essencial e restaurantes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!