Vereadores autorizam abertura do processo de impeachment contra Marchezan, em Porto Alegre

Procedimento teve aprovação de 31 parlamentares

A Cùmara de Vereadores de Porto Alegre autorizou nesta quarta-feira (05) a abertura do processo de impeachment do prefeito Nelson Marchezan Jr. O procedimento teve aprovação de 31 dos 36 parlamentares do Legislativo. Quatro vereadores votaram contra.

A decisĂŁo foi tomada em meio Ă  pandemia de coronavĂ­rus, sendo Porto Alegre a cidade com maior nĂșmero de casos e Ăłbitos pela doença – 9.220 e 399, respectivamente. AlĂ©m disso, a abertura do processo de impeachment foi aprovada hĂĄ pouco mais de trĂȘs meses das eleiçÔes, adiadas para 15 de novembro por causa da Covid-19.

Uma comissĂŁo deverĂĄ ser formada por trĂȘs vereadores, por sorteio, para avaliar a denĂșncia. O colegiado serĂĄ responsĂĄvel por emitir posição favorĂĄvel ou contrĂĄria ao impeachment e submetĂȘ-la ao plenĂĄrio da CĂąmara. Para ser destituĂ­do do cargo, Ă© preciso de dois terços dos vereadores, ou seja 24 pessoas.

Trata-se do sexo pedido apreciado pela CĂąmara contra Marchezan. Uma das justificativas da denĂșncia Ă© a utilização de R$ 2,4 milhĂ”es do Fundo Municipal de SaĂșde para pagar publicidades.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!