Em Esteio, teve drive-thru para teste de coronavírus

Mais de 70 pessoas foram testadas

Você já imaginou ser testado, dentro do carro, para ver se está com coronavírus? A Secretaria Municipal de Esteio (SMS) realizou essa iniciativa na manhã deste sábado (8).

A estimativa era testar até 80 pessoas. Todas são casos suspeitos e foram contatadas pela pasta durante a semana e agendaram a ida até o Centro Administrativo da Saúde, na Avenida Padre Claret, onde coletaram exames RT-PCR da Covid-19. “Agendamos todas as pessoas que serão testadas. Antes, a gente ia de casa em casa para testar os casos suspeitos. Como a demanda cresceu muito, precisamos pensar em alternativas”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Ana Boll.

O drive-thru será uma ação permanente. Até a última sexta-feira (7) o município tinha 150 casos suspeitos, em uma média de 70 novos pacientes que entram nessa lista, diariamente. Agora, todos serão contatados para, de carro, irem até o local e serem submetidos ao exame. “Permitimos essa movimentação porque o paciente vem no próprio carro, fechado. Eu mesmo fiz várias marcações avisando as pessoas para não saírem dos seus veículos que o nosso pessoal vai coletar pela janela mesmo”, comentou a titular da pasta.

Todos os submetidos ao exame neste sábado serão contatados em até sete dias, conforme a SMS, já que não se trata do teste rápido.

Todo mundo pode fazer o teste?

Durante entrevista a Agência GBC, a secretária ressaltou que apenas casos suspeitos que foram notificados pelo município serão testados. Ou seja, ele precisa ingressar na rede municipal de saúde.

O primeiro passo para esteienses com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19.

Se o atendente identificar que a pessoa tem sintomas da doença, ele coloca o paciente numa lista para a realização do teste em domicílio. São pacientes desta lista que estão sendo contatados para ir ao drive-thru. Porém, se na ligação o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, ele orienta para que a pessoa se dirija a uma UBS. Em caso de suspeita, a UBS contata a SMS para que a pessoa seja testada no domicílio.

Testagem será ampliada

A partir da próxima quarta-feira (12), o exame PT-PCR também será feito nas próprias unidades básicas de saúde. O objetivo é agilizar o processo e reduzir o tempo de espera dos pacientes pela testagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!