Taxa de hospitalizações por Covid-19 cai pouco e segue alta na região de Canoas

Registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 reduziram 3% entre as duas semanas

Das 20 regiões do distanciamento controlado, 16 foram classificadas com risco alto, ou seja, bandeira vermelha, e as outras cinco com risco médio, laranja, no mapa preliminar da 15ª rodada, divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Governo do Estado. As bandeiras definitivas só serão divulgadas na segunda-feira (17), após a análise de recursos encaminhados por municípios e associações, passado a valer do dia seguinte até o próximo dia 24.

MUDANÇAS

A partir desta semana, as associações regionais terão duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar. Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica. A adoção de protocolos alternativos não mudará as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (17). A vigência das bandeiras da 15ª rodada começa à 0h de terça-feira (18) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (24).

NOTA TÉCNICA

A região de Canoas, que é composta por mais 17 municípios, obteve novamente bandeira vermelha. Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 reduziram 3% entre as duas semanas, passando de 117 para 114 hospitalizações. Apesar da redução, o número de hospitalizações é elevado, deixando a região com a maior incidência de hospitalizações a cada 100 mil habitantes. “A situação de bandeira final vermelha ainda acompanha o agravamento das últimas semanas, pois trata-se da velocidade do avanço da pandemia e dos efeitos que podem permanecer por mais semanas, principalmente em ocupações da capacidade de atendimento”.

Outros fatores

  • O número de internados em UTI por SRAG no último dia passou de 72 para 84 entre as duas semanas.
  • Para o indicador de internados em UTI confirmados para Covid-19, a mudança foi de 2 pacientes internados, variando de 41 para 43.
  • Com relação ao número de pacientes Covid-19 em leitos clínicos o aumento foi de 3 pacientes (passando de 63 para 66 internados).
  • Na razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana, o indicador obteve a bandeira amarela, frente a situação de bandeira laranja da semana anterior, e alcançada com um forte aumento no número de recuperados.
  • No caso do número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias para cada 100 mil habitantes, o indicador manteve-se em bandeira preta, com a razão passando de 14,76 para 14,38.
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!