Mesmo podendo reduzir restrições, Prefeitura de Sapucaia do Sul mantém bandeira vermelha

Região onde está Sapucaia foi autorizada a adotar a bandeira laranja, mas permissão não é obrigatória

A Prefeitura de Sapucaia do Sul decidiu permanecer com os protocolos da bandeira vermelha, previstos no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado. A medida é uma resposta do governo municipal à realidade da saúde local.

O município estaria autorizado a adotar restrições mais brandas no funcionamento das atividades econômicas, uma vez que a região nº 8, onde está situado, adotou o sistema de cogestão do distanciamento e recebeu a autorização do Estado para adotar os protocolos da bandeira laranja.

Apesar da permissão, não é uma obrigação afrouxar as regras. A administração de Sapucaia do Sul justificou a decisão de manter as restrições da bandeira vermelha em virtude da capacidade hospitalar.

A UTI Covid do Hospital Getúlio Vargas está 100% ocupada, e a Clínica Covid está com 157% de ocupação. “Por conta disso e do crescente número de novos casos, é necessário seguir, no Município, um protocolo restrito de prevenção da transmissão do coronavírus”.  

Medidas de prevenção, como uso de máscara na rua, no transporte público e dentro dos estabelecimentos; higienização e distanciamento entre pessoas seguem obrigatórios. Estabelecimentos comerciais não essenciais podem funcionar, mas em dias e horários estipulados em decreto municipal.

Praças e espaços públicos de lazer seguem interditados, bares, boates e casas noturnas estão proibidos de funcionar. Também segue suspensa a realização de festas e eventos.

Comércio não essencial: Poderão funcionar com atendimento presencial, de quarta-feira a sábado, das 10h às 17h, respeitando teto de ocupação de 25%. Lavagens de carro seguem as os mesmos dias e horários de atendimento do comércio não essencial, mas somente pode atender um cliente por vez.

Salões de beleza e barbearias: O funcionamento deve obedecer aos critérios de 25% de ocupação do espaço, com atendimento individualizado por ambiente e respeitando o distanciamento de 4 metros entre clientes.

Academias: O atendimento ao cliente deve ser individual, garantido que o espaço seja de no mínimo 16m² e a ocupação máxima de 25% do espaço físico do estabelecimento, incluídos trabalhadores e clientes. Segue proibida a prática de esportes de contato, assim como o uso de bebedouros e chuveiros.

Restaurantes: Restaurantes poderão servir, no local, de terça-feira a sábado, das 9h às 16h, reforçando os protocolos obrigatórios, como higienização e distanciamento entre as mesas, 50% dos trabalhadores e lotação de até 25% da capacidade do estabelecimento. Fica autorizado apenas que sejam servidos pratos a la carte e prato feito (buffets de auto-serviço seguem proibidos). Lanchonetes poderão funcionar exclusivamente com tele-entrega, pague e leve e drive thru, não sendo permitido que as pessoas comam no local.

Igrejas: Missa e cultos religiosos com até 10% de público e bancos intercalados.

Escolas: Seguem suspensas aulas, cursos e treinamentos presenciais em todas as escolas, faculdades, universidades, públicas ou privadas, municipais, estaduais ou federais, e demais instituições de ensino, de todos os níveis e graus, estabelecimentos educativos, de apoio pedagógico ou de cuidados a crianças, como creches privadas e comunitárias. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!