Uma operação chamada Pilhagem foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) pela Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas, cujo objetivo era desmantelar uma quadrilha responsável por roubos na Serra gaúcha. “A maior parte dos integrantes era oriunda da Serra mesmo, mas tivemos que nos deslocar até Canoas para capturar um dos integrantes”, explica a Polícia Civil. “O cara cometeu o crime e ao que tudo indica veio se refugiar em Canoas”, complementa.
Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu no dia 20 de março, em Caxias do Sul, no qual uma carga de ração animal foi o alvo. A maior parte do produto foi recuperada pela equipe do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), logo após o crime, quando os bandidos tentavam comercializar a mercadoria.
Os policiais continuaram com a investigação e descobriram que o roubo fora arquitetado por um criminoso que que estava dentro do sistema prisional. “Tudo, do planejamento à venda da carga, foi bolado por ele. Todo o crime vai ser bem detalhado no inquérito”, afirma a polícia.
O delegado espera conseguir juntar evidências que consigam ligar o grupo de criminosos a outro ataque de cargas que também aconteceu em 2020. “Prefiro nem falar sobre isso, porque é tudo muito preliminar, mas acreditamos, sim, que eles sejam responsáveis por outros roubos no interior do Estado”, coloca a polícia.
Outros três homens também foram presos, conforme a Polícia Civil.