FOTO: Dani Barcelos/Palácio Piratini

Devido a pandemia do Covid-19 não foi possível que houvesse a celebração da Expointer este ano. Porém, nesta segunda-feira (31), em uma transmissão nas redes socias e no Youtube, o governo estreou, junto com as entidades copromotoras, a plataforma Expointer Digital, onde será realizada a exposição deste ano.

A plataforma irá transmitir ao vivo as atividades presenciais realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A transmissão será realizada em quatro canais simultâneos que levarão o conteúdo para consumidores e produtores.

Segundo o secretário estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, com a Expointer Digital, o governo busca a modernização. “Vamos aproximar mais de 420 mil pessoas que estavam na Expointer ano passado para que possam participar nesse formato com palestras. É uma grande inovação”, afirma.

Inovações

A Expointer 2020 é a primeira feira em formato híbrido, ou seja, havrá pessoas expondo no parque, porém a exposição será transmitida. “Lançamos seguramente a única exposição da américa latina, quem sabe do mundo. Sem público, mas tudo seguro. Transcendeu os limites do campo é um orgulho para todos nós”, fala o presidente da Febrac – Leonardo Lamacha.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, lamenta pela exposição não poder receber o grande público que está acostumado. “Esperávamos estar com todos no parque. Estaríamos no terceiro dia de exposição. Ainda mais este ano que é muito especial, os 50 anos do Parque de exposições Assis Brasil. O formato digital veio para ficar, mas não vai substituir a presencial. Sabemos que a exposição será um sucesso”, declara.

O governado, Eduardo Leite, recorda que no inicio do ano o Rio Grande do Sul sofreu com uma forte estiagem, porém não foi o suficiente para que os produtores gaúchos não pudessem expor os seus produtos e enaltece que o uso da tecnologia será muito favorável. “A Expointer estará na casa dos trabalhadores agro. Estamos esperando que a nossa economia movimente bastante com a Expointer”, fala.

Ao final da transmissão o secretário Covatti entregou uma placa comemorativa dos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil para o Governador e que será exposta, assim que possível, no parque.