Morreu aos 74 anos Francisco Ricardo Terres Trois, na manhã desta quarta-feira (16). Trois era famoso por ser um exímio jogador de xadrez, esporte que lhe deu reconhecimento internacional.
Trois estava passando por problemas de saúde provocados pela diabetes e infecção urinária.
Natural de Canoas, ele nasceu no dia 3 de setembro de 1946. Atualmente atuava como presidente da Fundação Cultural de Canoas.
Conhecido como “Le petit Trois”, ganhou o reconhecimento nacional como revelação do Zonal Sulbrasileiro, realizado em São Paulo em 1964. Foi considerado como um dos melhores jogadores de xadrez do Brasil, o que o fez passar a defender o país nos torneios sul americanos e olimpíadas. Foi campeão do 10º Torneio Zonal Sul-Americano, realizado em Tramandaí em 1978.
Trois participou de inúmeras competições na Europa e conquistou o título de Mestre Internacional.
Trois chegou a morar em Belgrado devido a quantidade de convites para participar de eventos e competições internacionais. Além de jogador, Trois participou de torneios no Rio Grande do Sul, Nacionais e internacionais como árbitro. Ele recebeu no ano passado a Medalha Pinto Bandeira, considerada a mais alta horaria de Canoas, que é concedida a personalidades que se destacam na comunicação, cultura, esporte, política e educação.