Animais já estão chegando em Esteio para a Expointer

Os cavalos crioulos Pacífico Pauste, Floreio Seresteiro, Estrela Cadente e Basca Beatriz foram os primeiros animais a entrar no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, neste ano de 2020. Todos vieram de Barra do Quaraí. Ao todo, são 1.017 animais de 18 raças, entre equinos, bovinos e ovinos, que devem dar entrada no Parque até a próxima sexta. Bubalinos e aves não estão participando desta edição.

“Estamos fazendo um grande esforço conjunto para realizarmos esta edição histórica da Expointer. Os animais estão sendo recebidos com todo o cuidado necessário, uma atenção extra porque além do momento único devido à pandemia, estamos também vivendo a primeira Expointer com o status de zona livre de aftosa sem vacinação. Uma edição única e inovadora, que com certeza entrará para a história do Parque de Exposições Assis Brasil”, fala o secretário Covatti Filho.

Ter o documento oficial de trânsito, a inscrição junto ao Serviço de Exposições e Feiras, apresentar os resultados de testes, exames e atestados com prazo de validade até 04/09/2020, são algumas das exigências para participar da exposição. 35 profissionais, entre veterinários e equipe técnica, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) estão envolvidos nesta atividade.

“O que mudou em relação aos outros anos é que não podem ingressar animais da área livre de febre aftosa com vacinação, porque agora somos área livre de aftosa sem vacinação”, destaca Fernando Groff, coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa.

A tradicional cerimônia de chegada dos animais não foi realizada em função de todas as regras de distanciamento e protocolos de saúde definidos para evitar o coronavírus. “Vai ser um ano de aprendizado e de muitos ganhos que devem vir para ficar. Os julgamentos, leilões e provas vão poder ser acompanhados em todo o Brasil e além dele, e assim vamos explorando outras alternativas de divulgação desta feira tão importante para o Rio Grande do Sul. Ainda mais neste ano em que o Parque completa 50 anos’, afirma Rosane Collares, Diretora do Departamento de Defesa Animal (DDA) da Seapdr.

Vão participar desta edição 230 ovinos das raças Texel, Poll Dorset, Suffolk, Naturalmente Coloridos, Merino Australiano, Corriedale, Crioula e Dorper; 26 bovinos de corte das raças Charolês, Devon, Simental e Simbrasil; 74 bovinos de leite da raça Holandês; 687 equinos das raças Quarto de Milha, Árabe e Crioula.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!