PREPARE-SE: após frio, vem aí uma onda de calor intenso com máximas na casa dos 40°C

Junto com o calorão, devem vir altos acumulados de chuva

Essa semana será igual a muitas de 2020: cada dia uma estação. Vai ter frio, calor, sol e chuva, e temporais. Nesta segunda-feira (28), o ar seco e mais frio avança por todo o Rio Grande do Sul e faz com que a próxima terça (29) seja um dia geral.

Porém, conforme a MetSul Meteorologia, ainda nesta semana, há alerta para calor histórico no País, com temperatura acima dos 40 graus no Sul, no Centro-Oeste e no Sudeste. Em algumas áreas do território brasileiro, as marcas podem atingir ou se aproximar dos 45 graus. Segundo a meteorolgia, há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões.

O clima começa a mudar já na terça. Durante o dia, após o amanhecer gelado, o tempo fica firme com sol e a temperatura sobe gradativamente à tarde. No Noroeste do RS, porém aquece mais e a máxima poderá ficar ao redor de 30 graus.

Já na quarta-feira, corrente de vento de Norte vai transportar ar muito quente e irá favorecer o aquecimento em boa parte das regiões com maior impacto entre o Oeste e Noroeste. As máximas poderão atingir ao redor de 35°C. O avanço muito rápido e acentuado do ar bastante quente na atmosfera mais resfriada traz instabilidade principalmente da tarde para a noite com risco de temporais de raios, granizo isolado e ocasional vento forte localizado.

Uma frente quente entre quarta e quinta-feira vai deixar o tempo instável com previsão de muitas nuvens, pancadas de chuva e risco de temporais isolados. Os volumes de precipitação poderão ser altos com 50 mm em poucas horas em pontos do Sul gaúcho. Há risco ainda de vendavais isolados e granizo localizado.

O forte aquecimento deve durar até o próximo fim de semana.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!