Mais de 50 trabalhadores da Expointer, em Esteio, estão com coronavírus

Estão sendo testados, funcionários que dormem no parque

A Prefeitura de Esteio realizou 1.368 testes rápidos de coronavírus em trabalhadores da Expointer. Até a última quarta-feira (30), 54 tinham testado positivo. O número de casos confirmados corresponde a 4,39% do total de trabalhadores envolvidos.

Estão sendo testados todos os funcionários que passam a noite no parque, em alojamentos e barracas. Quem recebe o diagnóstico positivo, é retirado do parque.

Mesmo há três dias do encerramento da feira, que nesse ano ocorre sem a presença do público, ainda há testes sendo realizados. Pessoas que entram e saem do parque no mesmo dia não são testadas, mas tem a temperatura aferida. Além disso, são orientadas para o distanciamento e para o uso de máscaras e álcool gel. 

Conforme a secretária de saúde de Esteio, Ana Boll, como há novas provas que ainda serão realizadas, todos que forem dormir no local da feira precisarão passar pelo procedimento.  “Nós afastamos os positivos e observamos sinais de síndrome gripal nos demais. Se aparecer alguém com tosse, coriza, dor de cabeça ou outros sintomas, a pessoa é imediatamente testada”, afirmou.

Nos casos de pessoas moradoras de Esteio, a prefeitura encaminha o trabalhador para um teste PCR, que oferece nível mais alto de confiança. As demais pessoas são encaminhadas à rede de saúde das cidades onde moram. 

Feira digital em 2020

A Expointer segue até o dia 4 de outubro com programação transmitida pela internet, no site www.expointer.rs.gov.br. É a primeira vez que a feira ocorre neste formato, modificado por conta da pandemia.

Agricultores, criadores de animais e profissionais envolvidos nas competições ocupam estruturas dentro do parque nos nove dias de feira. O acesso do público não é permitido. O único setor que recebe visitantes é o pavilhão da agricultura familiar, que funciona no formato de drive-thru. O acesso ocorre pelo portão 1, de frente para a BR-116.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!