Gata é o primeiro animal do Brasil a confirmar Coronavírus

Segundo uma pesquisadora, ela contraiu a infecção a partir do contato com seus donos

O primeiro animal a testar positivo para o novo Coronavírus no Brasil é uma gata de poucos meses.  O caso foi descoberto em Cuiabá, no Mato Grosso. Ela não tem sintomas da covid-19 e foi infectada por seus donos este mês, durante o isolamento social. Mais dois contágios suspeitos, de outro gato e um cachorro, também estão sendo investigados. As informações são do Jornal Opção.

A gata teve o diagnóstico confirmado por meio do teste de biologia molecular RT-PCR, considerado padrão ouro para detectar a infecção pelo novo Coronavírus, feito pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.417.2_en.html#goog_859407574 Em seguida, ela enviou o material para a UFPR (Universidade Federal do Paraná), que coordena uma pesquisa sobre covid-19 em animais de estimação.

O caso reacende o alerta para a possível transmissão do vírus de pessoas para animais. Em laboratório, a China mostrou a possibilidade de gatos contagiarem outros felinos. Entretanto, não se sabe se isso acontece com facilidade e se esses animais podem infectar seres humanos.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, informa que ainda são necessárias mais informações sobre o vírus, mas “parece que ele pode se espalhar de pessoas para animais em algumas situações, especialmente após contato próximo com uma pessoa doente”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!