Maioria das escolas estaduais de Canoas não receberam os alunos de volta nesta terça

Em algumas, nem a máscara chegou ainda

Na Escola Estadual de Ensino Médio Guarani, no bairro Fátima, a diretora Carla Millão dos Santos, passou a manhã recebendo álcool gel e produtos de higienização. “Ainda faltam as máscaras de proteção para os alunos”, contou em conversa com a reportagem de Agência GBC nesta terça-feira (20).

Por lá, dos 1000 alunos matriculados nos três níveis finais de ensino, apenas 14 alunos vão retornar. “Das cinco turmas de primeiro ano, nove vão voltar. Das três de segundo, cinco alunos e das três do último ano, ninguém quis”, relatou dizendo que “vamos reunir os nove e os cinco e uma turma de cada nível, para não ficarem muitas turmas pequenas.”

O retorno das aulas deve ocorrer na próxima semana. “Vamos organizar essa semana para voltar na segunda. Primeiro, a gente precisa receber todos os EPIs. Depois, vamos sentar com os professores para definir os horários das turmas e aí sim, receberemos novamente os alunos”, destaca a diretora que também ressaltou que em nenhum momento da pandemia, a escola deixou de fazer plantão e auxiliar os alunos que estavam realizando os trabalhos remotos.

Quando os alunos voltarem, segundo os protocolos da Secretaria Estadual de Educação, as aulas deverão durar apenas três horas. Não haverá intervalos e nem a prática de atividades físicas. Todos ganharão uma máscara por dia e terão as temperaturas medidas – por equipamentos que ainda não chegaram – quando ingressarem na escola.

Outra instituição visitada pela reportagem nesta terça, foi a Barão do Amazonas, no bairro Niterói. Por lá, apenas dois alunos são esperados para o retorno das atividades. Porém, ainda não chegou nenhum EPI. No Instituto de Educação Carlos Chagas, funcionários receberam álcool gel, tapetes e produtos de higiene nesta manhã. Por lá, cerca de 40 alunos são esperados para o retorno das aulas, que ainda segue sem data definida.

A Agência GBC entrou em contato com 10 escolas de Ensino Médio em Canoas. Dessas, apenas a Visconde do Rio Branco está pronta para receber alunos a partir da próxima quarta (21).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!