Cercamento eletrônico reduz em 49% o roubo de veículos em Cachoeirinha

O número de veículos recuperados passa dos 50%

Chega a 49% a queda no número de roubo de veículos em Cachoeirinha com a implantação do sistema eletrônico no primeiro semestre de 2020. Conforme dados analisados pelo Observatório da Guarda Municipal, no acumulado de janeiro a maio de 2020, comparado com o mesmo período de 2017, antes da instalação do cercamento, houve uma redução de 49% no roubo de veículos na cidade.

No primeiro semestre de 2020, foram 63 carros em situação de furto ou roubo identificados pelas câmeras que fazem a leitura das placas. Deste total, 38 veículos foram abordados em via pública pela Guarda Municipal ou pela Brigada Militar, sendo que dos veículos abordados, 20 foram recuperados e 18 foram identificados como ocorrência improcedente ou veículo já recuperado pelo proprietário sem a baixa no sistema.

Apenas na avenida Flores da Cunha, principal via de Cachoeirinha, circulam 50 mil carros por dia. Boa parte deles são oriundos ou com destino a Porto Alegre, seja como passagem para outras cidades ou com fim no município. Cachoeirinha foi um dos primeiros municípios a integrar o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). A cidade conta com as câmeras de monitoramento em operação desde outubro de 2018.

Pioneirismo no RS

Cachoeirinha é pioneira no Rio Grande do Sul com a implantação, em outubro do ano passado, do Cercamento Eletrônico. A ferramenta auxilia os órgãos de segurança pública a recuperaram veículos roubados. O investimento, superior a R$ 2 milhões, já está dando resultados.

Em 2019, o tema foi assunto de reportagem em Agência GBC. Confira o vídeo:

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!