NA CADEIA: presos traficantes de Canoas e Esteio que faziam tele-entrega de drogas

O prejuĂ­zo deles pode chegar a R$ 1 milhĂŁo

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (19) a terceira fase da Operação To Go em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. O alvo, como nas outras fases, eram traficantes que faziam tele-entrega de drogas em Porto Alegre na Região Metropolitana.

A investigação começou em abril de 2020, quando um traficante foi preso em flagrante na cidade de Esteio. A partir dessa ação, os investigadores realizaram uma mapeamento da estrutura e da forma de funcionamento desses narcotraficantes.

O objetivo da PolĂ­cia Civil era de desestruturar a organização criminosa de forma contundente nas bases que ainda resistem e desarticular por completo o fluxo financeiro deles. Eles sĂŁo vinculados a uma das principais facçÔes do estado do Rio Grande do Sul. “A atuação que Ă© o carro chefe dessa organização Ă© a utilização do sistema de tele entrega de drogas em toda RegiĂŁo Metropolitana e capital, partindo de Esteio e Canoas”, comentou a delegada Luciane Bertolleti, que coordenou a investigação.

Os alvos dessa terceira fase eram criminosos que se beneficiam financeiramente dos lucros do trĂĄfico e sĂŁo chamados de “laranjas”. Basicamente, segundo a polĂ­cia, eles atuam para facilitar a movimentação financeira da quadrilha ou para aquisiçÔes de bens pela quadrilha, motoristas entregadores de drogas e outros membros da organização. “Essa organização abastece uma rede de contas bancĂĄrias com os lucros advindos da venda de drogas. SĂł com os presos de hoje, podemos estimar inicialmente um prejuĂ­zo que passa de R$ 1 milhĂŁo”, afirmou a delegada.

Operação em nĂșmeros

No total, as trĂȘs fases da To Go teve 50 mandados de busca e apreensĂŁo e 26 de prisĂŁo. A primeira e segunda fase, ocorridas em junho e setembro, acabaram com 13 prisĂ”es, seis veĂ­culos seqĂŒestrados e a apreensĂŁo de mĂĄquinas de cartĂŁo de crĂ©dito, drogas, armas de fogo, muniçÔes, dinheiro e outros objetos.

SĂł nesta quinta (19), foram 10 criminosos presos sendo que quatro jĂĄ estavam cumprindo pena na PenitenciĂĄria de Charqueadas.  As ordens judiciais foram executadas nas cidades de Esteio, Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Charqueadas, TramandaĂ­, Cidreira e BalneĂĄrio de Camboriu, em Santa Catarina. Foram apreendidos uma arma de fogo, munição, celulares, mil embalagens de pinos para armazenar cocaĂ­na e 10 contas bancĂĄrias bloqueadas

“Agimos hoje para encerrar a atividade dessa organização criminosa, atacando as finanças dos narcotraficantes”, finalizou o diretor da 2ÂȘ Delegacia de PolĂ­cia Regional Metropolitana (2ÂȘ DPRM), delegado MĂĄrio Souza.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!