Coleta seletiva em Esteio chegará a 80 prédios públicos

Servidores de todos os setores da Administração Municipal passaram por capacitações online

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) realizou, na manhã da última sexta-feira (20), uma reunião sobre o novo sistema de Coleta Seletiva que está sendo implantado na Administração Municipal. O encontro, com servidores que atuam na limpeza da sede da Prefeitura, foi realizado no Salão Nobre e tratou sobre implantação do Plano de Gestão de Resíduos, que chegará a cerca de 80 prédios públicos de Esteio.

A formação foi conduzida pela coordenadora do Programa Permanente de Educação do Pró-Sinos, Aline Paez, que mediou a discussão sobre a prática de implementação do plano, e pela coordenadora de Educação Ambiental, Daniela Tomaz, que também prestou esclarecimentos em relação às metas de gestão.

Servidores de todos os setores da Administração Municipal passaram por capacitações online e receberam um manual com orientações sobre a forma correta de separar e destinar os resíduos produzidos nas atividades laborais, que devem ser descartados em lixeiras e coletores identificados conforme o tipo de resíduos. Dois servidores referência de cada unidade serão os agentes socioambientais, responsáveis pela manutenção, orientação e fiscalização do Plano de Gestão.

Inicialmente, haverá separação entre rejeito e material reciclável. Posteriormente, para os resíduos orgânicos compostáveis, um outro projeto-piloto será realizado para criação de vermicompostagem nas secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, Educação, Saúde e Paço Municipal. A decomposição desses resíduos orgânicos deverá gerar adubo e um fertilizante natural, que poderá ser utilizado no próprio viveiro municipal e outras ações no município. Mais adiante, haverá coleta também de pilhas, baterias e bitucas de cigarro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!