Canoas ganha mais uma clínica de saúde da família

O local funciona 12 horas por dia

A prefeitura de Canoas inaugurou a Clínica de Saúde da Família, que funciona 12 horas por dia, localizada na rua Engenheiro Kindler, nº 1460, Vila Cerne, na tarde da última terça-feira (24). A Clínica de Saúde conta com uma unidade de saúde completamente reformada, com pronto atendimento, ampliação do número de consultas diárias, horário estendido, mais consultórios odontológicos e o dobro de profissionais.

“Nosso foco é trabalhar preventivamente. Dar condições para que as pessoas não adoeçam. Mais saúde e mais respeito para os profissionais da saúde”, garante o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Segundo ele, até o final de 2020, serão 14 unidades de saúde reformadas em Canoas.

A antiga UBS Vila Cerne contava com quatro equipes de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal. Com a nova Clínica de Saúde da Família, terá o número de profissionais dobrado e a estrutura que atendia, em média, 3.840 pessoas por mês, terá capacidade de atender até 8.000 canoenses.

Aos 74 anos, Irene Mancy foi a primeira funcionária da UBS Vila Cerne, onde trabalhou por 25 anos. Foi quem descerrou a fita de inauguração em homenagem aos funcionários. “Eu fiquei muito emocionada. Um presente para a comunidade. Ficou muito bonito”, garantiu.

O espaço recebeu reforma geral e praticamente dobrou a estrutura física, com 179,35 metros quadrados. Antes eram três consultórios, agora são nove. A Prefeitura também estendeu o horário para atender quem precisa do serviço fora do horário de trabalho. Por isso, os moradores poderão contar com a unidade das 7 horas às 19 horas, de segunda à sexta-feira.

Para a gestora da unidade, Ticiana Grotkowski Costa, vai muito de uma reforma da estrutura. “São muitas oportunidades não só na oferta de consultas, mas na ampliação da qualidade do serviço. Mais grupos, consultas multiprofissionais. Uma ampliação não só de espaço, mas de oportunidades”, comemora.

Além de Agente Comunitária de Saúde da unidade há mais de 16 anos, Tatiana Schneider Souza, 46 anos, também é moradora do bairro desde que nasceu. Ela comemorou a conquista. “Essa comunidade merece muito essa Clínica. Foi uma mudança de 100%, com a equipe toda completa, médicos e enfermeiros. Nós trabalhamos mais motivados e a comunidade é atendida no tempo que precisa. Estou muito satisfeita. Em 16 anos aguardando por este momento, não poderia ser melhor e em melhor momento”, agradece.

Na prática, são ofertadas consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos, psicólogos, assistente social, nutricionista, distribuição de medicamentos e marcação de consultas. Os agendamentos são diários, através do aplicativo Agenda Bem ou de forma presencial, onde a equipe atenderá de imediato todas as pessoas que chegarem à Unidade de Saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!